Cartão Reprovado! Saiba mais detalhes de como aumentar as chances de aprovação

Anúncios

Pedido de crédito reprovado? Saiba quais os principais motivos que aumentam as chances de receber um “não” na sua solicitação e o que fazer para ter a análise aprovada.

Anúncios

O crédito cedido pelos bancos e outras instituições financeiras ajudam no dia a dia para o uso do cartão em compras, parcelamento, assinatura de serviços ou mesmo para colocar a vida financeira em ordem. Entretanto, não são todas as pessoas que conseguem acesso ao produto financeiro de imediato.

Normalmente, um pedido de cartão de crédito negado tem como razão a condição atual do cliente. Durante o processo de análise do banco de uma solicitação de crédito, a instituição analisa o perfil do cliente e seu histórico financeiro, para checar se ele provavelmente será um bom pagador ou se há risco de futura inadimplência.

Mas ter o pedido de cartão recusado uma vez não significa que você nunca mais conseguirá o acesso ao crédito. A seguir, vamos te ajudar a entender os motivos que possivelmente contribuíram com a situação, e um passo a passo para conseguir o cartão de crédito na sua próxima tentativa. Confira!

Os principais motivos para ter o crédito negado

Anúncios

Alguns dos pontos abaixo podem estar te prejudicando na hora de solicitar seu cartão.

Inadimplência

Estar com restrições no nome dificulta o processo de solicitação de crédito, não importa o tipo de restrição (dívidas pequenas, protesto no cartório ou cheque sem fundo). Além disso, quem está com o nome limpo atualmente, mas tem histórico de inadimplência também tem mais dificuldade na aprovação, já que o banco interpreta esse histórico como um risco maior de calote.

Pontuação baixa no Score de Crédito

Outro motivo para ter o pedido de crédito negado é o score baixo. Muitas pessoas não entendem porque não tem o crédito aprovado, uma vez estando com o nome limpo e sem histórico de inadimplência. O problema pode estar no Score de Crédito.

Essa ferramenta é uma pontuação (de zero a mil), que aponta as chances do CPF pagar as contas no prazo. Quanto mais alta a pontuação, mais confiança é passada para as instituições financeiras e vice-versa.

Não atingir renda mínima

A maioria dos bancos e operadoras de cartão de crédito exigem a comprovação de uma renda mínima para a solicitação ser aprovada. Caso você não esteja atingindo esse valor, provavelmente é esse o problema do cartão reprovado.

Nesses casos, confira quem da sua família pode te ajudar a comprovar renda. Muitas vezes, quando não há imóveis e veículos no nome da pessoa, assim como os meios de comprovar renda são mais complicados (no caso de autônomos, por exemplo), somar a renda de duas pessoas auxilia a ter a aprovação de crédito. Várias instituições aceitam o valor da renda familiar (incluindo o casal, pais e filhos ou até mesmo irmãos).

Sem contas no nome

Algumas pessoas têm o seu nome inativo na praça, fazendo com que o banco não consiga mapear o seu perfil financeiro para aprovar o crédito. Para resolver esse problema, basta registrar seu nome em várias contas da sua casa, como internet, telefone, energia, água, etc.

Como ter a solicitação de crédito aprovada

Para aumentar suas chances de conseguir crédito, reunimos algumas orientações que vão te ajudar nessa tarefa:

1. Faça uma faxina no seu nome

Limpar o seu nome é o primeiro passo para conseguir ter o crédito aprovado. Dívidas em atraso, parcelas de financiamento em aberto e outras contas sem pagar fazem com que o seu nome fique listado nos birôs de crédito (SPC e Serasa), além de ter o seu score diminuído.

Renegocie com os credores e pague todas suas dívidas. Dessa forma, você não terá mais restrições no nome e a aquisição de crédito no futuro será facilitada.

2. Pague suas contas antes do vencimento

Quando mantemos as contas em dia, ou seja, pagando tudo antes do prazo de vencimento, isso deixa o nosso perfil de pagamento positivo e contribui na aprovação do crédito, já que o banco verá que você é uma pessoa que honra com seus compromissos.

3. Ofereça garantias

Outro ponto que auxilia na obtenção de crédito é ter bens como veículos e imóveis no nome. 

Sabendo como melhorar seu perfil de cliente das financeiras, comece a colocar todas as dicas em prática para aumentar suas chances de ter seu cartão de crédito aprovado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top