Caixa Tem: financiamento da casa própria diretamente pelo app

Anúncios

A Caixa divulgou há pouco tempo que está oferecendo acesso ao Microcrédito do Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha casa Minha Vida), através do seu app, Caixa Tem.

Com isso, o banco público pretende transformar o Caixa Tem em uma espécie de banco digital, permitindo a realização de transações financeiras autorizadas pelo Banco Central.

Anúncios

Ficou curioso com a novidade? Saiba como funcionará a concessão de crédito pelo app no texto abaixo. Siga com a sua leitura e venha conferir!

Microcrédito do Casa Verde e Amarela através do app Caixa Tem

Talvez você já saiba, mas o programa Casa Verde e Amarela chegou para substituir o antigo Minha Casa Minha Vida como um programa de incentivo de financiamento imobiliário do governo federal.

E agora a Caixa também está facilitando a forma com que as pessoas conseguem ter acesso ao microcrédito que o programa oferece.

Anúncios

Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, o banco público visa atender mais de 10 milhões de pessoas com financiamento de imóvel. Além disso, Pedro também destacou que não existe possibilidade de uma operação como essa não ocorrer de forma digital, por isso o app está migrando para um banco digital.

Essas informações foram dadas pelo presidente do banco durante uma coletiva que ocorreu para a apreciação dos resultados da instituição e também sobre os serviços oferecidos pelo Caixa Tem.

Como funciona o financiamento imobiliário no Caixa Tem?

Antes de qualquer coisa, vale o destaque para o fato de que, segundo a Caixa, cerca de 85% de todo o crédito destinado ao financiamento imobiliário que o banco oferece advém dos seus correspondentes bancários, como lotéricas e outros tipos de órgãos.

Atualmente, são esses correspondentes bancários que mais possuem atuação, principalmente nas regiões do Brasil onde não existem agências dos bancos em maior número.

Dessa forma, a Caixa espera que com a migração para um banco digital, pessoas de todas as regiões, cidades e estados do país possam ser atendidas e ter acesso a benefícios únicos do banco, sem grandes dificuldades.

Caixa também prevê aumento de crédito

Ainda na coletiva e para finalizar o assunto, Guimarães afirmou que o serviço do PIX será utilizado de forma conjunta com a função de financiamento da casa própria pelo Caixa Tem.

Ou seja, o banco espera aumentar a segurança durante a realização de transações que acontecem através da liberação de crédito em massa do banco digital.

O banco já informou também que já ocorreram o cadastro de quase 20 milhões de chaves PIX, e entre os usuários que já fizeram isso, cerca de 47% já utilizaram o app do Caixa Tem, sinal do avanço do processo de bancarização no Brasil

“A bancarização é um fato. Essas pessoas entraram via Caixa Tem, se bancarizaram e hoje já têm movimentação bancária, inclusive no Pix”, finalizou Pedro Guimarães.

O que é e como funciona o Programa Casa Verde e Amarela?

Como você já viu anteriormente, o App Caixa Tem será utilizado para a concessão de crédito imobiliário do programa Casa Verde e Amarela, certo? Mas você realmente sabe do que se trata?

Entenderá agora.

Basicamente, Casa Verde e Amarela veio para substituir o antigo Minha Casa Minha Vida, o programa do governo federal que tinha o intuito de democratizar o acesso a crédito imobiliário.

Criado em agosto de 2020, ele conta com a cooperação e participação de estados e municípios da federação.

A ideia por trás da iniciativa do programa Casa Verde e Amarela é justamente de adaptar o antecessor e permitir que mais pessoas possam participar tendo acesso a financiamento com juros baixos e boas condições de pagamento.

O programa atua em três frentes: regularização fundiária, assistência à moradia e reforma e retomada de obras.

Além disso tudo, a iniciativa também busca promover a negociação de dívidas e mais oportunidades para as faixas sociais a serem atendidas, de modo a aumentar o número de contemplados.

O objetivo é que até 2024, cerca de 350 mil famílias sejam atendidas.

Programa Casa Verde e Amarela: como participar?

Se interessou e quer participar do programa? Você pode, basta cumprir algumas regras básicas.

Primeiro: é necessário ter mais de 18 anos, ter origem brasileira e ter renda familiar de até R$ 7 mil por mês, além de ter em mãos os seus documentos de identificação, todos em bom estado e na validade adequada.

Taxas de juros do Casa Verde e Amarela

A ideia por trás do programa, como você já viu anteriormente, é justamente aumentar o número de pessoas contempladas e oferecer taxas de juros menores que as praticadas no mercado em termos de financiamento imobiliário.

As taxas de juros são condicionadas conforme os grupos, esses que são formados mediante a região onde a família mora e também a sua renda mensal.

Sendo assim, o programa dá uma atenção maior para as regiões Norte e Nordeste, onde há uma diminuição nos juros praticados, visando um amparo maior para famílias de menor renda.

Quem pode participar do programa Casa Verde e Amarela?

Em tese, qualquer pessoa que se encaixe nos grupos podem se inscrever e participar do programa.

Lembrando que a ideia do mesmo é auxiliar pessoas físicas e jurídicas a terem acesso a melhores condições de moradia no Brasil, concedendo crédito para a construção de novas moradias e também com um preço mais justo, para assim, estimular a regularização imobiliária no país.

De toda a forma, com a entrada do app Caixa Tem, esse processo se torna ainda mais fácil, prático e democrático, tornando o acesso de pessoas de todo o país bem mais simples.

A ideia é que o Caixa Tem concentre em si diversos programas do governo federal, unificando tudo em um único lugar.

Aos interessados, vale ficar de olho nas novidades que devem ser incorporadas aos poucos no app, que devem acontecer ao longo de 2022, inclusive a opção de acesso a microcrédito como falado no texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top